top of page
Buscar
  • Beatriz Martins

Medidor bidirecional: como funciona?

O medidor de energia bidirecional, popularmente conhecido como “relógio de luz”, é um dos equipamentos que compõem um sistema solar fotovoltaico. Ele possui a importante função de verificar o quanto de energia você consumiu (chamada direta) e o quanto injetou na rede da concessionária local (chamada reversa). Dessa forma, acontece a compensação dos créditos na sua conta.

Ao final de cada mês, a concessionária de energia da sua região (Neoenergia, CEMIG) irá utilizar os dados desse equipamento para calcular o preço de sua conta de luz. Veja o exemplo a seguir:


👉🏼 Se você injetou 600 kWh/mês e consumiu 600 kWh/mês, por exemplo, você não terá que pagar pela energia consumida, apenas a taxa mínima e a contribuição de iluminação pública que é taxado de forma diferente em cada estado.



A própria concessionária de energia é quem instala e realiza as manutenções necessárias no medidor bidirecional, e o melhor, sem custos ao cliente.


Para solicitar a troca do equipamento basta realizar uma solicitação à concessionária. O serviço será realizado após a empresa responsável pelo projeto e instalação do sistema cumprir uma série de requisitos a fim de que sua usina solar atenda às exigências das normas regulamentadoras direcionadas a este tipo de projeto.


Por isso é fundamental escolher bem a prestadora de serviço, afinal o descumprimento das NR’s ou das exigências da concessionária podem atrasar bastante a obra.


Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, converse com algum de nossos especialistas. Eles estão preparados para esclarecer qualquer questão que vocês possam ter.


21 visualizações0 comentário
bottom of page